sábado, 28 de março de 2015

Transição agroecológica em Avaré


Acesse o link abaixo e leia na íntegra a matéria da jornalista Flávia Rocha Manfrin, publicada na edição nº 107, do Caderno 360, em dezembro de 2014. 

O texto relata a experiência sobre o projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Avaré - NEA Avaré, em parceria com os agricultores familiares do município.

Participam do projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP Campus Avaré, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI - Regional Avaré, Prefeitura da Estância Turística de Avaré, Ecologia Aplicada, Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (ABD) e Organização Ambiental Teyque'-Pe' (OAT) - Núcleo Regional Teyque'-Pe' Avaré. 



Curta a página do NEA Avaré: 

quinta-feira, 26 de março de 2015

I Simpósio de Horticultura Orgânica e Biodinâmica


O que é o NEA Avaré?





O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA AVARÉ) tem com missão envolver agricultores familiares, técnicos, consumidores, estudantes, professores, parceiros de outras instituições e a sociedade civil organizada integrando atividades de pesquisa, educação e extensão rural visando à construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionadas à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção de alimentos com base na segurança alimentar e nutricional da comunidade.  

Criado em 2014, o projeto é desenvolvido através de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP Campus Avaré) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI Regional Avaré), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Apoiam também o projeto a Casa da Agricultura de Avaré, Prefeitura da Estância Turística de Avaré, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Avaré (SMAA), Sérgio Pimenta - ME, Organização Ambiental Teyquê-Pê - OAT - Núcleo Teyquê-Pê Avaré, Associação dos Produtores Rurais dos Seis Bairros e Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré - AREA. 

A Rede Sociotécnica criada a partir do NEA AVARÉ, permitiu a criação da OCS Orgânicos Avaré, ou seja, uma Organização de Controle Social (OCS), que promove a Feira Orgânicos Avaré realizada às quartas e sábados, das 08 às 12h, na Rua Santa Catarina nº 1.901. Na feira são comercializados produtos orgânicos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e produtos em processo de transição agroecológica. Também apoiam o projeto o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR Avaré), Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA Avaré), Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD), Jacarandá Consultores Associados, Escola Rudolf Lanz e ETEC José Esteves (Cerqueira César-SP).   

Participam do projeto famílias de agricultores familiares, pesquisadores, técnicos da CATI Regional Avaré e Casa da Agricultura de Avaré, estudantes dos cursos de Agronegócio, Agroindústria e Agropecuária do IFSP Campus Avaré, apoiadores e voluntários da comunidade local.


Equipe Técnica: 



Coordenadora/IFSP Campus Avaré

Professora Doutora Raquel Souza Mattana - Engenheira Agrônoma


Coordenador/CATI Regional Avaré

Engenheiro Agrônomo Sérgio Augusto Martins Faria

Fernando Franco Amorim - Biólogo e jornalista
Maria Cristina Keiler - Engenheira Agrônoma e pesquisadora
Sérgio Pimenta - Engenheiro Agrônomo e pesquisador