segunda-feira, 17 de abril de 2017



OCS - Organização de Controle Social – “Orgânicos Avaré”

OCS é um sistema de controle da produção orgânica que permite ao agricultor familiar à venda direta ao consumidor de sua produção como "produto orgânico" ou em processo de transição agroecológica.

Orgânicos Avaré é uma OCS cadastrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, composta atualmente por quatro agricultores cadastrados como orgânicos e outros agricultores que estão em processo de conversão (transição agroecológica).

O controle da produção é feito, principalmente, nas unidades de produção, onde todos os agricultores do grupo, acompanhados de técnicos da CATI Regional Avaré e da Casa da Agricultura de Avaré consumidores interessados, participam de uma visita periódica nestas unidades, trocando idéias sobre o processo de produção e verificando se não há procedimentos que afrontam a legislação brasileira de produção orgânica ou que possam prejudicar a qualidade do produto orgânico.

A "Feira Orgânicos Avaré" tem como objetivo aproximar os consumidores dos agricultores familiares, incentivar a produção orgânica e agroecológica e aumentar a oferta e diversidade de hortifrutri no município, promovendo o consumo consciente e a preservação dos recursos ambientais.


A participação do consumidor é fundamental para adquirirmos confiança mútua. Precisamos que o consumidor participe efetivamente e faça as sugestões e críticas necessárias para que possamos ampliar, melhorar e desenvolver um sistema mais justo de comercialização para os alimentos verdadeiros e que valorizam a vida e a manutenção da fertilidade do solo, preservando o meio ambiente através de processos sustentáveis de produção, como por exemplo, o uso do Sistema PMB - Palha, Muda Alta e Biofertilizante®, tecnologia local desenvolvida em parceria com os agricultores locais, cujas principais vantagens são o baixo custo de implantação, a recuperação gradual da fertilidade do solo e a redução de 70% do uso da água na irrigação das lavouras. 

Texto: Fernando Franco Amorim/Casa da Agricultura de Avaré/OCS Orgânicos Avaré